segunda-feira, 14 de maio de 2012

Tipos de macarrão


Olá!
Dando continuidade às pecaminosas massas, hoje vamos viajar pelos vários tipo de macarrão!
Podemos justificar o sucesso do macarrão também pela sua versatilidade! Vai cozido com 1001 molhos diferentes ou simplesmente alla Burro, (na manteiga)! Vai como salada, frito, gratinado! É pratico, não precisa ser expert para fazer macarrão! Rende bem, já que 1 quilo de massa serve 10 pessoas. Outras características se aplicam apenas às massas secas como facilidade de estocagem e longo prazo de validade! Assim eu me pergunto: "Onde, diabos, não se come macarrão? Na Rússia? Sim, claro Pelmeni, típico capelletti russo, tradicional em toda a região do leste europeu." Na mesa dos países africanos o macarrão tem pouco espaço, lá dão maior atenção aos pratos tradicionais mas ele está lá.  Entre as massas secas temos:
  • Massa Comum
A massa de macarrão comum é composta basicamente de 2 ingredientes, farinha de trigo e  água, dando origem a uma massa mais simples e mais barata!
  • Massa de Sêmola
Essa massa é feita com uma farinha mais nobre, chamada hoje em dia de farinha tipo 1. O resultado é um produto mais claro do que a massa comum.
  • Massa com Ovos 
Além da farinha e água esse tipo de massa leva 3 ovos por cada quilo de farinha.
  • Massa Grano Duro
Iniciada pelos italianos, essa é a mais nobre das massas. É feita a partir de um trigo especial o Trigo Durum, essa massa fica naturalmente al dente, soltinha e consistente.
  • Massa Caseira
Elaborado de forma mais artesanal, esse tipo de massa apresenta maior porosidade aderindo mais molho. A consistência da massa dependerá do trigo que vai ser usado. Para ficar naturalmente al dente o indicado é a farinha de trigo de grano duro ou a semolina. Com a utilização da farinha de trigo comum a massa al dente dependerá do tempo de cozimento. 
Existe no mercado também o comércio de Massas Frescas, produzidas a partir de semolina e ovos. Semolina é a parte nobre do trigo e tem o mesmo efeito do trigo grano duro deixando a massa naturalmente al dente. O processo de laminação da massa deixa a massa porosa assim ela adere mais molho. Também são muito utilizadas recheadas em raviólis, cannelloni, rondelli, uma infinidade! Outro recurso muito utilizado pra personalizá-las massas frescas e caseiras é a adição de legumes como espinafre, tomate, beterraba, entre outros para dar cores às massas.
 Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário