terça-feira, 19 de junho de 2012

All' Amatricciana

Olá cozinheiros de plantão, como vão vocês? 
Hoje falaremos de um clássico da culinária italiana, um molho pecaminoso! All' Amatriciana 8)
Basicamente conhecido hoje em dia por: Molho sugo adicionado de bacon! Mas é claro que o básico não nos basta então vamos a traz de mais uma história....
A história mais popular e difundida na região da Itália central é a de que o molho foi feito pela primeira vez por pastores de ovelhas utilizando as bochechas do porco, na cidadezinha de Amatriciana, dai então seu nome. A fama da cidadela era os bons cozinheiros que chegaram a ser convocados  trabalhar na corte pontifícia. Mas não foi dai que saiu essa delícia. 
Em um povoado vizinho, Grisciano di Accumoli, fazia-se um molho semelhante chamado Griscia. Constituía de pequenos cubos de guanciale (bochechas de porco defumadas a lenha por no mínimo três meses, com sal e pimenta-do-reino) fritos em azeite, depois recebia vinho branco e pimenta. Mas como o molho pode ser tão conhecido por Amatrice se veio de Grisciano
Bom, no início do século XIX, uma crise na economia rural forçou os camponeses a migrarem para a cidade de Roma buscando trabalho nos restaurantes aproveitando a fama de serem bons cozinheiros e levaram o molho até a capital, assim passou a ser chamado de Matriciana! Mais tarde se tornou especialidade também em Roma, o que provocou mais controvérsias sobre a origem do molho! Acredita-se ter sido nessa fase em que foram incorporados ao molho original o tomate e a cebola.
"O molho amatriciana, ou matriciana, como também o denominam, é um saborosíssimo equívoco da cozinha romana", sentencia a Grande Enciclopédia Illustrata Della Gastronomia (Selezione dal Reader's Digest, Milão, 2000).
Secondino Fredo,  um dos fundadores da Accademia Italiana della Cucina, defende a tese de que o molho surgiu no subúrbio de Roma pelas mãos de um dos cozinheiros de Matriciana e deu o nome ao molho por saudade da terra natal.
Outra curiosidade em relação à massa que deve ser acompanhada pelo molho. Tradizionalmente e rigorosamente deve ser o  bucatini, no Lazio ou perciatelli em Nápoles, consiste em um spaghetti mais grosso e com um furo no centro.





Guanciale (bochechas de porco defumadas)









Bucatini











Até a próxima! 

 Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário